“O último Suspiro” é o nome da coleção plus size de Adriana Carvalho, da marca Apego Fashion, que desfilará pela primeira vez no Fashion Weekend Plus Size, em 13 de julho, na Fábrica de Cultura do Jd. São Luis.
A inspiração para a coleção é a saga de Mad Max. “Mad Max” é um filme de ação pós-apocalíptico que se passa num mundo desolado e caótico. Dirigido por George Miller, o filme original foi lançado em 1979 e teve várias sequências. O filme retrata um futuro distópico onde recursos são escassos e a lei é praticamente inexistente, com sociedades colapsadas e pessoas lutando pela sobrevivência em meio ao caos. A série é conhecida por suas cenas de ação intensas, veículos personalizados e uma estética única de ficção científica.
Inspirada por essa visão, Adriana Carvalho diz que a moda pós-apocalíptica combina funcionalidade, durabilidade e estilo em peças adaptadas para enfrentar os desafios de um ambiente hostil e desolado.
Imagem gerada por IA, inspiração MAD MAX
“As roupas pós-apocalípticas são projetadas para oferecer proteção contra os elementos, resistência e conforto durante longos períodos de uso. Tecidos resistentes, são utilizados para garantir durabilidade, enquanto detalhes como bolsos estratégicos, zíperes robustos e capuzes integrados fornecem
funcionalidade adicional”, explica a estilista.
Ela completa que em um mundo pós-apocalíptico, os recursos são escassos e cada item deve ser cuidadosamente selecionado para maximizar sua utilidade.
Um armário cápsula pós-apocalíptico consiste em peças versáteis e duráveis que podem ser combinadas de várias maneiras para criar diferentes looks e atender às necessidades em constante mudança do
ambiente.
“Apesar das condições adversas, a moda pós-apocalíptica não sacrifica o estilo. Detalhes como acabamentos desgastados, amarrações improvisadas, tecidos pintado a mão, trabalhos manuais como o macramê, correntes e argolas adicionam uma estética única e rebelde às peças, refletindo a determinação e a resiliência dos sobreviventes em meio ao caos. Em resumo, a moda pós-apocalíptica combina funcionalidade, durabilidade e estilo em um mundo desolado, onde a moda não é apenas uma questão de expressão pessoal, mas também de sobrevivência. É o respiro para o mundo que planeja seu último suspiro”, garante.
E QUEM É ADRIANA CARVALHO, DA APEGO FASHION?
Mulher, preta, gorda, nascida e criada na periferia de São Paulo, é fotógrafa e estilista de moda Plus Size, dedica seu trabalho para fortalecer a Moda Plural, onde todos os corpos tenham acesso a produtos e serviços de forma consciente e sustentável.
É engajada no ativismo negro e gordo, usa seus projetos para defender as causas em que acredita e integra um projeto social onde ensina jovens e crianças a customizar suas roupas e desenvolver senso crítico sobre consumo consciente e sustentabilidade.
Criou a Apego Fashion em 2020 e logo foi surpreendida pela Pandemia do Covid-19. “Eu estava aprensentando minha primeira coleção em um desfile em Osasco, quando recebi inúmeras mensagens que o Governo de São Paulo estava proibindo, naquele exato momento, a realização de qualquer tipo de evento”, relembra.
Adriana Carvalho, ao centro, com grupo de modelos de seu primeiro desfile autoral
Ela disse que não estava preparada para essa pausa frustrada bem no início do negócio. “Eu me desesperei, mas aproveitei aquele momento para me aperfeiçoar, fazer cursos e repensar meu modelo de negócio”, explica.
SOBRE A 20ª FASHION WEEKEND PLUS SIZE
Fashion Weekend Plus Size Novos Talentos é uma realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com apoio do Proac, Instituto Poiésis e Fábricas de Cultura.
Quando: 13 e 14 de julho (sábado e domingo)
Horário: das 10h às 20h
Local: Fábrica de Cultura do Jd. São Luis
Endereço: R. Antônio Ramos Rosa, 651 – Jardim São Luís, São Paulo – SP, 05822-010
Ingressos gratuitos no site Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/fwps