No dia 13 de julho, na Fábrica de Cultura do Jd. São Luis, aconteceu a Oficina de Grafite da programação artístico cultural da 20ª edição do Fashion Weekend Plus Size.
Com o tema “Meu Corpo é uma revolução”, a artista plástica e arte-educadora Érika de Souza, mulher preta e gorda, propôs a produção de um mural coletivo na parede da Fábrica de Cultura. A ideia era utilizar tintas spray e a técnica de stêncil na oficina de grafite, com utilização de moldes de papelão, para produzir a silhueta de uma mulher gorda.
A surpresa da oficina de grafite do FWPS, com duração de duas horas, foi a presença de crianças do território do Jd. São Luis, que usam a Fábrica de Cultura como um “quintal” aos fins de semana. Elas ficaram encantadas com a atividade e foram convidadas a participar, como artistas grafiteiros por um dia.
Durante a atividade, a arte-educadora ressaltou a importância do respeito à diversidade e levantou, de forma lúdica, uma conversa com os pequeninos sobre a gordofobia. As crianças permaneceram atentas e se divertiram muito.
“A energia desta oficina foi surreal. Trabalhar com crianças é sempre gratificante, mas não imaginava que as encontraria lá, prontas para receber conhecimento e participar de uma atividade que tinha como foco a mulher gorda”, declara a arte-educadora.
Gostou? Aproveite e confira o vídeo da Oficina de Grafite do FWPS:
20ª Edição do Fashion Weekend Plus Size – Novos Talentos é uma realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com apoio do PROAC, Instituto Poiésis e Programa Fábricas de Cultura. Com direção de Renata Poskus e Vilma Queiroz.