20ª FWPS Desfiles Estilistas

Ndénde: a elegância dos Le Sapeurs e Rude Boys Jamaicanos na passarela do FWPS

A 20ª Fashion Weekend Plus Size será uma edição exclusiva para revelar talentos. Entre eles, a marca Ndénde, que traz para a passarela peças de alfaiataria inspiradas na cultura e elegância dos Le Sapeurs e Rude Boys Jamaicanos.

A Ndénde pode ser uma marca nova, mas a dupla principal que está por trás dela, formada por mãe e filha, tem experiência de sobra no mundo da moda.

A mãe, Cristiane Vieira, é uma mulher negra que atua há mais de 45 anos como costureira. Segundo a porfissional, ela viveu por muito tempo à margem da cadeia produtiva da moda, criando para os outros. O desejo de ser protagonista de sua própria história e ter a sua própria grife foi tirado do papel com o incentivo de sua filha, Hilda Hurricane.

Hilda tem apenas 29 anos e integra a terceira geração de costureiras da família. Mas ela foi além. Formada em design e produção de moda, Hilda atua há 10 anos com transformação social através da moda. É educadora na área de moda e sustentabilidade e também assina o estilo de artistas e campanhas publicitárias.

Cristiane e Hilda, da Ndénde – Foto: Divulgação

O resultado do trabalho da união dessa dupla de mãe e filha, Cristiane e Hilda, poderá ser conferida no desfile da Ndénde, no Fashion Weekend Plus Size. A grife integrará o Bloco 1 de desfiles do FWPS, que acontece dia 13 de julho, sábado, às 15h. Para assistir ao desfile, que tem entrada gratuita, é necessário garantir seu ingresso no site Sympla. Acesse aqui e reserve o seu.

O QUE ESPERAR DA NDÉNDE NA PASSARELA?

A coleção da Ndénde se baseará e terá como inspiração dois sub grupos de cultura preta “Le Sapeurs e os Rude BoysJamaicanos” que se expressavam através da alfaiataria assim queremos trazer a quebra do esteriótipo de alfaiataria é algo eurocentrico e branco.

“Todo esse conceito narrativo , se une ao upcycling e customização de peças de alfaiataria mescladas com peças feitas do zero , com o intuito de descontruir a idéia criada pela moda branca e eurocentrica de que a Alfaiataria não cabe em corpos racializados,gordos e LBGTQIAP+ que por sua vez fogem da norma ! Somos Rudes e rebeldes ,coloridos e disruptivos e nossa elegancia é pautada na modernidade e na diversidade!”, explica Hilda, Diretora Criativa da Ndénde

Rude Boys

Os “Rude Boys” são um grupo cultural e subcultural que emergiu na Jamaica nas décadas de 1960 e 1970. O termo “Rude Boy” originalmente referia-se a jovens urbanos, principalmente das áreas empobrecidas de Kingston, que se envolviam em comportamentos desafiadores. Eles eram frequentemente associados à música ska e ao movimento rude boy da época.

Os Rude Boys geralmente se vestiam com roupas elegantes e bem cortadas, incluindo terno, gravata, chapéu fedora e sapatos polidos. Essa vestimenta era uma forma de expressão e um símbolo de status entre os jovens urbanos da Jamaica. Eles também eram conhecidos por sua atitude desafiadora em relação à autoridade e sua conexão com a cultura musical emergente da ilha.

Ao longo do tempo, o termo “Rude Boy” evoluiu e foi incorporado à cultura do reggae e do ska, sendo frequentemente referido em letras de músicas e continuando a ser um símbolo de identidade para muitos jamaicanos e fãs da música jamaicana em todo o mundo.

Le Sapeurs

Os Dandies do Congo, também conhecidos como Le Sapeurs, são um grupo urbano e contemporâneo que surgiu no Século XX, abusando do luxo excessivo, da opulência e elegância adornada, sempre com muita cor.

Para os Dandies, se vestir bem é um estilo de vida e também um ato de rebeldia e protesto em contraponto com a pobreza imposta.

SOBRE A 20ª FASHION WEEKEND PLUS SIZE


Fashion Weekend Plus Size Novos Talentos é uma realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com apoio do Proac, Instituto Poiésis e Fábricas de Cultura.

Quando: 13 e 14 de julho (sábado e domingo)

Horário: das 10h às 20h

Local: Fábrica de Cultura do Jd. São Luis

Endereço: R. Antônio Ramos Rosa, 651 – Jardim São Luís, São Paulo – SP, 05822-010

Ingressos gratuitos no site Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/fwps

Você também pode gostar...