Artigo escrito por Renata Poskus, jornalista, consultora de negócios, produtora de moda e cultural, Diretora do FWPS – @renataposkus
A última edição do FWPS Fashion Weekend Plus Size aconteceu em 2019. Era a 19ª Edição, até então, 9 anos de história como o único evento do Brasil que reunia, de forma sólida, constante e amplamente divulgados, salão de negócios, desfiles e palestras.
O mercado têxtil e toda a sua cadeia, desde a fabricação de insumos, confecção e varejo, já sofria, desde 2014, os efeitos negativos da economia nacional. A alta carga tributária para o empresário brasileiro e a falta de controle e taxação de produtos estrangeiros, já vinham atingido o setor da moda.
De repente, chegou a pandemia e o mercado da moda, não só a plus size, colapsou. Algo que, a princípio, acreditávamos ser passageiro, devastou nossos sonhos e negócios. Os eventos foram proibidos por cerca de dois anos. Muitos colegas queridos perderam suas vidas na pandemia e outros tantos tiveram que fechar as suas portas após décadas de negócio.
O Fashion Weeekend Plus Size sempre foi realizado com investimento das próprias marcas. Ironicamente, somente em nossa 19ª Edição conseguimos um patrocínio que custeou quase todo o evento, da rede de lojas Leader.
Levamos mais dois anos para entender a nova situação do mercado plus size e o novo comporatamento do varejo, para só então estudar como nos reinseriríamos neste cenário.
Não poderíamos fazer um evento de qualquer jeito. Nosso público não merece isso, tampouco nossos colaboradores e clientes que tanto se dedicaram para ver o Fashion Weekend Plus Size ser o sucesso que é. Mas, como conseguiríamos patrocínio? Como faríamos que marcas plus size pagassem por suas participações no evento?
A solução foi inscrever o Fashion Weekend Plus Size em um edital público, do PROAC, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Apenas 4% dos inscritos no PROAC são aprovados.
Acreditávamos que tínhamos na mão um grande projeto, que merecia esse reconhecimento do Estado. E, mesmo com ampla concorrência, conseguimos! Fomos aprovados em 2023 para realizar a 20ª Edição do FWPS em 2024. E esta nova edição acontecerá nos dias 13 e 14 de julho, na Fábrica de Cultura do Jd. São Luis.
Porém, tínhamos em mente que nossa aprovação nos traria também um compromisso moral: retribuir a ajuda do Estado, devolvendo para a população paulista parte dos recursos por meio de remuneração de estilistas, modelos, expositores, além de apoiar novos talentos.
Desta forma, construímos uma edição especial com o objetivo de divulgar, apoiar e potencializar a moda autoral plus size, novos estilistas, novas marcas e modelos. Todos recebendo uma contribuição financeira por sua participação.
A escolha de realizar o evento no Jd. São Luis, região periférica da zona sul da cidade de São Paulo, em um equipamento público estadual, também veio desse compromisso moral, que ultrapassa qualquer desejo financeiro, de contribuir com a equidade social no acesso aos eventos de moda plus size. Além disso, Jd. São Luis é um celeiro de empreendedorismo criativo, estando entre os 10 bairros da cidade líderes em microempreendedorismo.
Além disso, a Fábrica de Cultura do Jd. São Luis realiza um excelente trabalho de formação em moda totalmente gratuito. Escolhemos o lugar certo!
Com o apoio do PROAC, conseguimos também incluir em nossa programação atrações além dos desfiles, como shows, oficinas, palestras, com foco em negócios, arte e cultura, e uma feira de economia criativa plus size com mais de 30 expositores.
Embora esta edição especial do FWPS seja focada em novos talentos, não vamos nos esquecer das grandes marcas que sempre nos ajudaram, algumas delas, hoje, também se reconstruindo como nós. Já estamos planejando uma nova edição, prontos para captar recursos junto à possíveis patrocinadores. Nós não vamos parar. A moda plus size não pode parar.